O Sistema de Gestão Empresarial da Inovação é uma plataforma robusta, que proporciona soluções integradas, onde os diretores, gerentes e colaboradores têm à disposição a automação de todos os processos que uma Empresa deve mapear, para que tenham controle do seu fluxo de trabalho. Desta forma, poderá proporcionar o controle desses processos dentro de cada setor. Os processos são, portanto, geradores dos indicadores de desempenho que podem ser melhor analisados. Com os passos a seguir, vamos orientar quanto às etapas para um planejamento que auxilia no acompanhamento desde o início, até conclusão de implementação em cada setor, sendo que os passos anteriores são muito importantes para que o projeto de implantação seja efetivado com sucesso, evidenciando a importância da informação explorada de forma inteligente dentro de qualquer organização.
Vamos, portanto, relembrar os passos para organizar sua Empresa para implementar O BI:
– Seleção e Treinamento da Equipe de Estudo e Análises;
– Organizando os indicadores de desempenho;
– Eleja os departamentos de forma prioritária;
– Identifique os melhores analistas.
Provavelmente o Gerente de TI da Empresa será um dos participantes do planejamento e execução do projeto. No entanto, sua tarefa poderá ser no sentido de apoiar tecnicamente uma equipe que realizará os estudos. Todavia, sua aptidão e relação área de TI irá com certeza envolvê-lo em quase todos os processo. Pode ocorrer também, de outras pessoas estarem bem relacionadas com as Ferramentas de BI, sendo uma solução que possibilita facilidade e autonomia em sua utilização. Assim, com uma equipe que possa dedicar certo tempo ao projeto, defini-se os indicadores a serem analisados em cada setor da Empresa e onde o BI pode ser melhor explorado. Devemos registrar que toda a Empresa tem possibilidade de gerar benefícios consideráveis com uso do BI, todavia os setores: Comercial, Financeiro, Compras, Logística e Produção, quase sempre se apresentam os mais indicados para avançarem no uso da solução BI BXB.
Assim, cabe aos líderes de seus projetos em cada setor, identificar os melhores analistas, pois serão eles quem vão auxiliar tanto aos outros colaboradores, como aos líderes, que juntos vão ampliar vantagens competitivas proporcionadas pelo BI. Então, vamos prosseguir abordando sobre as outras etapas:
01) Alinhe o planejamento com as equipes:
Depois de concluir as etapas que recapitulamos, será o momento de iniciar os treinamentos em equipe. Em seguida, efetuar a implementação pelo departamento com a maior demanda por análises, onde será aplicada a maior carga inicial em horas de treinamentos. Devemos conferir quanto ao que foi projetado, principalmente a disponibilidade e empenho de toda a equipe que estará se dedicando para cumprir o cronograma de implantação da Solução BI. Mesmo em estruturas menores, onde existe uma concentração na utilização da Solução por um Líder Centralizador, o qual desempenha o papel de analisar as demandas dos departamentos, onde as demandas são levantadas em conjunto com os colaboradores dos setores e posteriormente são efetuadas as análises que serão disponibilizadas. Conforme citamos anteriormente, geralmente o Gerente de TI assume essa função, devido a relação que este profissional tem com a sua área.
02) Efetue o levantamento das demandas:
Todos os setores poderão realizar as tratativas no levantamento de suas demandas para melhorar as análises, bem como já possuir parte deste material em utilização de planilhas que foram criadas para suprir tais necessidades. Quanto à implementação em cada setor, as demandas são estruturadas e padronizadas, determinando também quando serão disponibilizadas. O Sistema para a Gestão Empresarial da Inovação tem uma enorme capacidade de contemplar a geração dos melhores indicadores de desempenho, pois está alinhado com as necessidades dos setores da Indústria, Comércio e Distribuição Atacadista/Logística.
03) Validação das análises dos indicadores de desempenho:
Com a facilidade na utilização da Solução de BI da Inovação, as equipes logo começam a explorar as vantagens das Ferramentas. Uma percepção imediata é na agilidade em gerar as consultas, relatórios personalizados, análises específicas, dashboards/painéis e gráficos. A ferramenta possibilita a geração de dados vivos que podem ser manipulados conforme a visão dos analistas nos setores, explorando os dados até mesmo em outros aplicativos. Além de tudo isso, proporciona a criação de materiais que enriquecem a apresentação de resultados junto a Alta Direção da Empresa.
04) Amplie os benefícios para toda a Empresa:
Portanto a Solução BI BXB Master realiza uma grande evolução em todos os setores, com benefícios que conduzem a conquista de vantagens competitivas. Suas aplicações devem estabelecer uma busca para o crescimento das Empresas, com o acompanhamento ágil dos indicadores. A cultura de análises reflete em toda a Empresa, e claro, no final do processo a Alta Direção da Empresa obterá melhor visualização das informações, com os Gerentes, Supervisores e colaboradores que identificam as melhores práticas, ganhando maiores competências aplicadas na atuação junto ao mercado. Haverá uma grande economia de tempo que será bem aproveitado para o aumento de produtividade. Avançando neste índice sua Empresa ganha em Competitividade também.
Com o Sistema de Gestão da Inovação Tecnologia utilizando o BI BXB Master sua Empresa estará alinhada com o objetivo maior desta Solução, que é identificar qual as melhores práticas e eliminar algumas que signifiquem riscos ao seus negócios. A Inovação Tecnologia possui ferramentas que têm a função de impulsionar a Gestão Estratégica das Empresas, proporcionando maior agilidade na tomada de decisões que vão impactar diretamente nos resultados. Estas soluções são desenvolvidas para que as informações em suas análises atinjam maior confiabilidade.
Na próxima publicação vamos abordar sobre uma Solução semelhante para a criação de relatórios personalizados, criada para facilitar o atendimento às demandas de cada Cliente em suas particularidades. Em uma Administração dinâmica e moderna é imperioso que “errar” passe a ser pouquíssimo aceitável, pois em todos os setores das Empresas possuem necessidade de tomada de decisões ágeis e com assertividade.