Nesse inicio de ano, uma das pautas que vale a pena dar atenção especial é com relação a infraestrutura de TI; são muitos os cuidados que temos que tomar. Por isso traremos algumas informações muito relevantes de forma sintetizada, pois esta área é muito abrangente, e cada vez mais os Empresários, bem como toda e quaisquer organizações estão tomando conhecimento do nível de seriedade que devemos tratar as “Informações” que utilizamos e armazenamos.
Está previsto para o mês de Agosto de 2020, entrar em vigor a nova Lei Geral de Proteção de dados Pessoais (LGPD), por isso nossa primeira contribuição em publicações será sobre o ambiente de TI desejável para que atinja-se o objetivo de armazenar, utilizar com segurança as informações que diariamente computamos em nossas operações.
Para que tudo funcione satisfatoriamente na rotina diária de uma Empresa, se faz necessário que a infraestrutura de TI esteja em conformidade. A área de TI tem a função de otimizar os processos, melhorando a experiência de clientes internos e externos e até proporcionar redução de custos, sendo de suma importância para impulsionar e melhorar a gestão. Assim como casas e prédios passam por processos de modelagem, planejamento, projeto e sustentação, a tecnologia da informação de sua Empresa também deve tratar dessas dinâmicas.
Uma gestão de TI em conformidade garante que todos os componentes deste ambiente estejam bem configurados para o bom funcionamento de um negócio, sendo estes tangíveis ou não. Uma infraestrutura de TI compõe todos os recursos tecnológicos em uma Empresa, hardware, software, rede e instalações. Destacamos abaixo os mais importantes:
Hardwares;
Softwares e aplicativos;
Sistemas operacionais;
Plataformas de internet.
Gestão e armazenamento de dados;
Plataformas de comunicação e redes;
Serviços integrados;
Os vários recursos que compõem um ambiente de tecnologia da informação contribuem para o melhor desempenho, tráfego e segurança dos dados, o que proporciona benefícios significativos para um negócio. As melhores funcionalidades vão agilizar as operações e impulsionar a gestão dos vários setores de uma Empresa, resultando em melhoria nos indicadores de desempenho com maior segurança. Planejar o crescimento de uma Empresa sem cuidar adequadamente deste ambiente, poderá comprometer os investimentos em outros setores e assim resultar em prejuízos que poderiam ser evitados.
Conforme a tecnologia avança, temos que acompanhar para implementar os novos recursos que possibilitam vantagens competitivas para nossas Empresas. A viabilidade de implantar soluções inovadoras é uma constante verificação que a Inovação Tecnologia fará no decorrer deste ano, evidenciando nossa característica de software house que sempre traz soluções alinhadas com a realidade de um mercado que evolui de forma acelerada.
Portanto não basta observarmos somente a infraestrutura dentro de nossas Empresas, é necessário que tenhamos compreensão destas inovações. Informamos a seguir tendências que podem ser interessantes e aplicáveis ao seu modelo de negócio:
Computação em Nuvem:
O modelo que predominava até a década anterior, necessitava de um ambiente com vários equipamentos para administrar com eficiência um sistema de gestão. A tecnologia “Computação on Cloud” é hoje uma realidade, que poderá gerar economia de recursos, proporcionando praticidade e segurança. Hospedando na “Nuvem” muitas das adversidades enfrentadas pelas Empresas são minimizadas ou eliminadas, pois os recursos de armazenagem de sistemas e seus dados, são administrados pelo fornecedor destas soluções, oferecendo serviços especializados e assumindo as responsabilidades para administrar o ambiente disponibilizado para o Cliente.
Machine Learning:
A evolução da tecnologia constantemente leva-nos a atualizar soluções e softwares, pois se tornam obsoletas, o que resulta em vulnerabilidade da segurança dos dados. Portanto qualquer porta aberta pode colocar em risco dados de uma Empresa e de seus Clientes. Devido a isso uma das soluções que deveremos conhecer é o Machine Learnig. Trata-se de uma tecnologia que objetiva proporcionar aos computadores uma habilidade de aprendizado, sem serem programados especificamente para tal função. Estas soluções são projetadas para detectar fraudes, sendo utilizada contra os cibercrimes.
Tecnologia Edge:
Essa inovação surgiu para minimizar a carga de processamento das informações na infraestrutura de TI, pois a geração de dados sendo cada vez em maior volume, muitas Empresas tem dificuldade de computar todos eles com a constância necessária. A solução proporcionada pela “Tecnologia Edge” é efetuar os processos em dispositivos móveis, como os smartphones e coletores robustos por exemplo.
BI (Business Intelligence):
É uma solução em software na qual a informação é melhor administrada como patrimônio da Empresa, com seu armazenamento e sua forma de processar os dados, facilitando aos gestores quanto ao desafio em extrair “insights”, sendo uma ferramenta com grande capacidade para analisar dados e gerar consultas e gráficos para as tomadas de decisões em conformidade com a estratégia de uma Empresa.
DCaaS (Data Center como serviço):
O Data Center como serviço (DaaS) tem aparecido cada vez mais como tendência da área de TI, sendo uma forma de “alugar” uma Infraestrutura, de forma que o time de TI da Empresa realize a gestão em sua parte, assegurando seu funcionamento. Estes serviços tem grande procura e vem crescendo em conformidade com o avanço da tecnologia da informação, sendo caracterizado por facilitar e garantir resultados a curto prazo.
NaaS (Network as a Service):
Finalmente podemos citar, a alternativa de alugar serviços não é novidade e tem se difundido muito no segmento de tecnologia. Com o Network as a service (NaaS), uma Empresa terceira entrega uma rede virtualmente, com pagamentos em planos mensais ou anuais, conforme contratação.
Portanto estamos constantemente disponibilizando soluções inovadoras com recursos atualizados, alinhados com as tecnologias mais viáveis que o mercado possa utilizar. Com o objetivo de proporcionar maior integração entre os setores de uma Empresa, possibilitando que os dados não se percam por uma “quebra” nos processos, onde a falha humana no sentido de registrar todas as informações ocasionam “falhas” como esquecimentos, riscos quanto a segurança e até mesmo fraudes. Na próxima publicações traremos recomendações quanto a outros cuidados para que no ambiente de TI seja implementado um “Projeto de Conformidade”, onde a direção e os colaboradores das Empresas estabeleçam regras, levando a conhecimento de todos os riscos que as informações possam estar “expostos” sem uma boa política de conformidade.