Em um cenário de constante mudanças e aperfeiçoamentos, empresas e desenvolvedores passaram a adotar metodologias ágeis e colaborativas para aumentar a velocidade de entrega de suas soluções de TI. De olho nessas evoluções, ainda no ano de 2014, a Inovação realizou uma ampla discussão interna no sentido de adotar e melhorar seus processos e soluções.
Naquele momento, por iniciativa de um colaborador, foi adotado o framework SCRUM e a sua plataforma de produção baseada na divisão das atividades em tempo e etapas. Em um sistema que estabelece fases, tempos definidos e ciclos que podem durar uma semana, duas ou até um mês, no dia 10 de Março de 2014, a Inovação realizou o seu primeiro Sprint.
Daquele dia ao Sprint de número 100, celebrado esta semana, foram realizadas avaliações e adaptações de formatos, buscando sempre atingir a excelência e a maior produtividade possível. O modelo que atualmente é utilizado, mas não finalizado, é o resultado de constante evolução de processos implementados. Dentre os pontos positivos constatados até então, destacam-se:
– Disseminação do conhecimento entre a equipe;
– Aumento no espírito de colaboração e compromisso entre os membros;
– Melhoria na comunicação interna dos departamentos;
– Aumento na qualidade das entregas;
Os ganhos tem sido substancias para o time de desenvolvimento da Inovação. “Melhoramos muito a comunicação e o acesso às informações para toda a equipe do setor de desenvolvimento. Além disso, realizando uma ponte entre a equipe de desenvolvimento com os outros setores da empresa e com o cliente, conseguimos fazer uma análise mais clara das ações, bem como um planejamento eficaz. Tudo isso, traz uma melhor qualidade de desenvolvimento, a real entrega dos itens solicitados, além de gerar uma grande disseminação de conhecimento a todos integrantes do processo”, afirmou.
Para o time de suporte técnico, a evolução foi paulatina e dentre os pontos positivos, vale destacar a liberação das atualizações com mais perfeições, a melhoria do controle de versões dos sistemas e uma melhor gestão das solicitações e mudanças. “Importante destacar a adesão e participação de todos nessa metodologia. Por isso, cabe nosso agradecimento a toda equipe Inovação pelo espírito de equipe, pelas colaborações ao processo e, principalmente, pelo empenho e dedicação que a metodologia exige. Que venha o Sprint 200”, agradeceu.