Estamos presenciando algumas fiscalizações com referência ao controle de estoque.
Como já estamos conversando algum tempo, todas as informações necessárias para uma fiscalização são enviadas diariamente e periodicamente pelas empresas tornando mais fácil esta fiscalização. (xml da NFe, Sped Fiscal, Sped Pis/Cofins, Sped Contabil, etc).
Sugerimos que sejam verificadas as operações (os processos) que estão sendo feitas (cadastros natureza operação – CFOP) e como estão sendo feitas.
Muitas vezes as empresas se preocupam em colocar o estoque correto, simplesmente utilizando os recursos do sistema, sem verificar a forma legal de movimentar.
Faça uma revisão nas operações, consulte seu contador para que estas operações fiquem sem nenhum falhas, evitando assim problemas com a fiscalização.
Sugiro verificar com muito cuidado as operações especiais, por exemplo CONSIGNAÇÃO, REMESSAS, etc. Operações que baixam o estoque e que retornam também.
Tudo que puder cercar para evitar transtornos posteriores. A fiscalização costuma verificar os últimos cinco anos, portanto operações antigas.
É trabalhoso, porém evita sérios problemas para a empresa.