Reconhecendo as forças que interferem num ambiente organizacional, o modelo das 5 Forças de Porter define a importância de cada uma delas do ponto de vista estratégico, analisando como elas interferem numa organização em diversos segmentos de mercado. Porter em 1979 determina que a essência de uma estratégia para que uma Empresa seja competitiva passa pelo relacionamento com o ambiente de negócios de sua atuação.
A importância de compradores e fornecedores são relacionadas entre as 5 Forças de Porter; Ele estabelece que fornecedores possuem o poder de negociação, seja com aumento de preços ou alterando a qualidade no seu fornecimento em vários aspectos. A medida em que esse poder aumenta, também estará mais arriscada as projeções de lucratividade, a exemplo: quando uma indústria compra matérias-primas a custos mais altos, comprometendo a lucratividade na venda de produtos e serviços.
Na concentração dos fornecedores estão os pontos críticos, seja na localização geográfica dos pontos de embarque das fontes, mudanças regulatórias e variações cambiais; afetando diretamente os processos produtivos e também a lucratividade conforme a movimentação destes fatores compromete condições acordadas para comercialização, inviabilizando todo o processo produtivo.