A “Automação” dos processos logísticos de uma Empresa torna-se cada vez mais necessário, no passado afirmavam que Ela seria responsável pela extinção de postos de trabalho; há um fundo de verdade nessa afirmação, todavia outros postos de trabalho são criados pela tecnologia da informação, sendo estas funções relacionadas com as mesmas tarefas. Com a tecnologia os colaboradores nestas funções passam a ter mais qualidade de trabalho, mais eficiência na execução destas funções, libera tempo e energia para atividades estratégicas, sem ficar preso a tarefas repetitivas e suscetíveis a erros.
A confiabilidade na solução em software para atender às demandas na logística de uma Empresa, está conectada com os resultados obtidos ao final das operações cotidianas. O Apoio na Gestão da logística solicita por uma automação em vários setores que devem operar de forma integrada. Desta forma procuramos destacar de forma simples as principais etapas, onde poderemos apontar os benefícios dos quais uma Empresa poderá obter com a automação do fluxo seu de trabalho.
01) Padronize e organize a Gestão de Estoques:
Estabeleça códigos para todos os produtos estocados, classifique os produtos em estruturas compartilhadas pelos vários setores da Empresa. Um Grupo ou uma Família de produtos devem possuir características bem definidas. Distribua seu estoque em Grupos e subgrupos, de forma a organizar os tipos de estoques em conformidade com esta classificação. Toda movimentação de entrada, saída, ou transferência nas movimentações dos estoques devem ser registradas com documento. No Sistema de Gestão da Inovação existem muitas possibilidades para que se classifique os itens a serem movimentados, tanto de produtos para consumidor final, como para itens de matérias-primas na composição de produtos a serem industrializados.