Iniciamos uma série de treinamentos remotamente para proporcionar aprimoramentos em gestão, nesta publicação destacamos os recursos para uma melhor administração no setor financeiro. Percebe-se que é um período bem oportuno para revisar conceitos, processos, controles e análises de indicadores de desempenho. Integrando informações os gestores obtêm dados confiáveis, que impactam nos resultados, consumindo menos tempo e com maior eficácia.
Para que as empresas tenham seu crescimento assegurado, a gestão financeira deve estar bem orientada, para que os gestores possam ter uma visão macro das finanças. Pois deve estar integrada ao ambiente externo, seja no relacionamento com bancos, comportamento de fornecedores, comportamento de clientes ou mesmo na percepção de ações da concorrência no mercado. Sendo esse ambiente ligado indiretamente às situações financeiras é que solicita-se que se obtenha uma administração moderna, dinâmica, onde haja questionamentos e análises para a tomada de decisões. É muito importante que os gestores tenham uma leitura real para mudanças que estão acontecendo e efetuar ações, adaptando-se as condições atuais para que uma Empresa seja competitiva.
Nas operações dos departamentos é que são apurados os custos da empresa e da captação de recursos financeiros, acompanhando o fluxo de caixa, controle de estoques e produção, pagamento de impostos e encargos trabalhistas. Resumidamente, a gestão financeira aplica os recursos para o crescimento da empresa, analisando os dados e apresentando à diretoria, para que sejam alinhados com as metas e objetivos.