Realizar uma Gestão Financeira eficiente é fundamental para que uma Empresa seja bem sucedida, sendo que se faz necessário que os Empresários acompanhem com rigor a movimentação financeira e como sua Equipe e o mercado estão se comportando. Bem como, revisar conceitos, processos para controles e analises de desempenho, integrando estas informações, para que obtenha dados confiáveis; desta forma evitaremos avaliações e conferencias de operações que impactam nos resultados, consumindo tempo, sem eficacia efetiva a qual precisamos.
Para que as empresas tenham seu crescimento assegurado, a gestão financeira deve estar bem orientada, uma gestão que foque em uma visão macro das finanças, pois deve estar integrada ao ambiente externo, seja no relacionamento com bancos, comportamento de fornecedores, comportamento de clientes ou mesmo na percepção de ações da concorrência no mercado. Sendo esse ambiente ligado indiretamente ás situações financeiras é que solicita-se que se uma administração moderna, dinâmica, onde haja questionamentos, analises para a tomada de decisões. É muito importante que os gestores tenham uma leitura real do que está acontecendo no mercado e efetuar ações, adaptando-se ás condições atuais para que uma Empresa seja competitiva.
Nestas atividades é que são apurados os custos da Empresa e da captação de recursos financeiros, acompanhando o fluxo de caixa, controle de estoques e produção, pagamento de impostos e encargos trabalhistas. Resumidamente a gestão financeira aplica os recursos para o crescimento da Empresa, analisando os dados e apresentando à diretoria, para que sejam alinhados com as metas e objetivos gerais da Empresa.