No atual cenário mercadológico e de nossa economia torna-se imperioso que uma Empresa tenha ainda mais atenção para com a sua equipe comercial, estruturar uma equipe de vendas produtiva é uma premissa para que uma Empresa consiga estabelecer e bater metas, sendo um de seus principais objetivos. Conquistar esse objetivo é a garantia de que a Empresa estará saudável e em condições de preparar-se para o seu crescimento de forma segura.
A maioria dos recrutamentos e seleção de pessoal é realizada pelo setor de RH, bem como da responsabilidade em administrar a capacitação e evolução dos profissionais dentro da organização. A direção da Empresa com base no conhecimento relacionado a sua segmentação de mercado será capaz de identificar vendedores e formar uma equipe comercial de sucesso, com uma Gestão que consiga engajar a equipe de vendas com os demais colaboradores da Empresa, não apenas com uma visão das metas estabelecidas e da motivação, mas também dos planos estratégicos além das metas.
Realize o planejamento das metas e objetivos de vendas estabelecendo-as mensalmente, um dos recursos para manter uma equipe comercial focada e motivada em evoluir e melhorar os indicadores de desempenho. Alguns facilitadores serão percebidos, onde os valores e os volumes de vendas são menos intimidadores, estabelecendo metas alcançáveis, sendo que assim a saúde emocional de sua equipe de vendas estará mantida em boa forma. A direção da Empresa deve compartilhar de suas metas e da sua visão global do mercado, abordando a estrategia junto aos colaboradores.
Neste proposito devemos empreender recursos em capacitação, construindo uma equipe para bater metas, investir no conhecimento de seus colaboradores, na sua relação com o mercado, nas habilidades relacionadas com as tratativas junto aos clientes, com estas ações todos os colaboradores se manifestarão mais participativos junto às ações da empresa e esta situação favorecerá muito ao aumento de produtividade da equipe comercial.
Utilize a experiência de toda sua equipe. Quando um profissional mais antigo na Empresa transmite orientações e conhecimento de mercado para os supervisores e vendedores, essa prática pode facilitar a retenção do conhecimento, principalmente em companhias com mais tempo de existência. Tais dinâmicas têm a capacidade de abranger toda a Empresa; com o objetivo principal de melhorar o desempenho da equipe comercial e também assim diminuir o impacto, em ocasião de desligamentos ou aposentadorias.
Uma ferramenta fundamental para o melhor desempenho de uma equipe de vendas é o Sistema ERP e da utilização de funcionalidades e dos recursos necessários para as operações em conformidade com o modelo de negócio. Empresas com vendedores externos podem utilizar dispositivos móveis para efetuarem suas vendas e acessarem informações relevantes para as negociações. Os supervisores e administradores contam com informações em dispositivos móveis das vendas de toda a equipe; haverá uma enorme gama de informações, as quais devem ser organizadas e tratadas para fornecer indicadores de desempenho que possam nortear as ações da Empresa e da equipe de vendas.
Uma equipe de vendas trabalha fortemente junto aos clientes, podendo gerar uma enorme fonte de dados, os quais podem ser utilizados para ampliar a visão dos supervisores, sendo que podem colaborar com o marketing, definir e redefinir metas conforme a evolução dos negócios, bem como em relação a leitura de mercado para os ajustes que forem necessários.
Utilizando um bom Sistema de Gestão Empresarial os supervisores e administradores terão como visualizar relatórios, indicadores de desempenho com dados dos resultados das metas alcançadas ou não pela equipe de vendas, sendo muito importante que seja analisada de forma individual cada vendedor, para que sua motivação esteja sendo bem acompanhada com o conhecimento do panorama atual das vendas, as oportunidades que teve e as dificuldades que enfrentou. Assim encontraremos os pontos fortes que terão que ser explorados e as situações em que devem ser reforçadas e apoiadas no sentido de que a Empresa encontre seu melhor desempenho e equilíbrio.
De certa forma o setor comercial está envolvido com toda a Empresa, assim como deve ser com todos os processos dentro de uma corporação, o Gestor de uma Empresa deve estar envolvido com a equipe comercial e assim exercer uma influência predominantemente positiva. Implica em conhecer o mercado e as situações em que a equipe comercial encontrará, sendo que algumas ações poderão ser antecipadas em orientações aos supervisores e vendedores, alinhando todos colaboradores aos outros meios de comunicação, como os sites e redes sociais que integram-se aos ambientes de negócios.