Área do cliente
Conteúdo relevante sobre Gestão e Mobilidade.

Cadastre-se para receber nossos artigos.

Aperfeiçoamentos na Função Compras vem sendo aplicados pelas Empresas

Nossa contribuição nas próximas publicações, será sobre os processos relacionados a Compras, que estão ligados às áreas de logística e da Cadeia de Suprimentos (Suply Chain). A Função de Compras já é reconhecida em muitas organizações como relevante, uma atividade de posicionamento estratégico, a medida que as tomadas de decisões neste aspecto, passam a ser no nível da direção, não se limitando somente à gerencia deste setor. Sendo a estratégia de Compras, um conjunto de processos sob responsabilidade da Função de Compras, que devem ser efetuadas em conformidade com as qualidades exigidas por uma organização.

Os processos de compras afetam indiretamente os fluxos de trabalho (Work Flow) que relacionam com os produtos e canais de suprimentos. Avaliações como o ponto de embarque de fornecedores, decisão por quantidades de Compras, preços e prazos praticados, são decisões que interferem nos custos de produção e logística. A função de Compras envolve a aquisição de produtos e/ou matérias-primas, suprimentos e componentes, envolvendo processos como: seleção e qualificação de fornecedores, cotações,  negociações, programações de entrega, recursos na forma de receber os produtos (sobre paletes, caixas, etc), a conferência de que os pedidos foram entregues em conformidade ou aceite da entrega parcial, entre outras decisões.

A Função de Compras auxilia em outros objetivos:

Fluxo de materiais ininterruptos;
Gestão de inventários;
Melhoria da qualidade;
Desenvolvimento e qualificação de fornecedores;
Padronização dos processos;
Busca do mais baixo custo total;
Melhoria do posicionamento competitivo;
Desenvolvimento de relações interfuncionais;
Redução de custos e despesas administrativas.

Estes objetivos demonstram uma relação estreita entre os setores de Compras, logística e distribuição; em que a gestão de inventário, a manutenção do fluxo continuo de produtos e matérias-primas, fazem parte das atividades conectadas ao Departamento de Compras.

A Função de Compras em um breve histórico:

A área de Compras tem recebido cada vez mais a atenção dos Empresários, atentando-se sobre a sua importância estratégica, assim evoluindo quanto a conceitualidade desta função e fluxos de trabalho deste macroprocesso. Na década de 70, a função de Compras era definida como uma função administrativa, essencialmente operacional, apoiando para garantir a qualidade do fornecimento, adequando-se à demanda em produtos para revenda ou insumos e componentes para industrialização e produção.

Conforme publicações de pesquisas e estudos na década de 80, a contribuição estratégica da função de Compras passa a ser melhor reconhecida, passando a ser ampliada na década de 90, com a publicação das 5 Forças de Porter, onde define compradores e fornecedores como duas das cinco Forças que afetam a atratividade e lucratividade das Empresas. Portanto, na função de Compras nos anos 90, consolidou-se a determinação da Função de Compras possuindo um papel critico nas organizações, destacando-se a integração dos processos de Compras no modelo de negócio com suas operacionalidades, também destes processos estarem integrados com as estratégias corporativas.

A partir dos anos 2000, os especialistas na área de Compras determinavam que cabe ao departamento de Compras identificar fornecedores com a finalidade de negociarem parcerias de longo prazo, que tenham condições de participar na criação de novos produtos e que sejam capacitados para com as necessidades de entrega (qualidades, quantidades, forma de entrega, prazos de entrega, prazo de pagamento, etc); havia algumas evidências de que as indústrias seriam mais flexíveis com relação a lotes de produção, tecnologia e desenvolvimento de produtos, em razão das práticas de Compras.

A Ampliação  das qualificações na Função de Compras nos últimos anos:

A Função de Compras estrategicamente amplia sua atuação além do mercado fornecedor, influenciando desde a criação de um novo produto, contribuindo na definição de especificidades que evitem uso desnecessário de insumos, custos excessivos e dificuldade na aquisição. Também pode atuar compartilhando seu conhecimento com fornecedores, oferecendo seu know-how que ajudará no desenvolvimento de uma cadeia de suprimento segura e de menor custo.

Há também a relevância em pesquisa de outras fontes de fornecimento, em monitoramento do mercado fornecedor e de variáveis político econômicas, verificando-se os riscos para definição de planos de contingência em eventuais crises de abastecimento.

Alguns conceitos importantes a serem consideradas na área de Compras:

Cultura de análise de melhores práticas (Benchmarking);
Administração e garantia da Qualidade Total;
Filosofias “Just in time” e produção enxuta;
Conceitos de cadeia de suprimento;
Arranjos em camadas e qualificação de fornecedores;
Administração de relacionamento e foco no consumidor.

A Função de Compras e o controle dos processos:

Conhecemos os desafios que as Empresas têm que vencer para estabelecer um fluxo de trabalho que determine ganho continuo de produtividade, redução de custos, maximizando os resultados dos investimentos. Os consultores da Inovação realizam uma modelagem de negócios na sua empresa,  possibilitando condições de projetar e colocar em prática, procedimentos que ainda não foram implementados para a Função de Compras. Nesta sequência do Inova News sobre o assunto, estaremos convidando os Clientes e potenciais Clientes para conhecerem as ferramentas que proporcionam integração entre os setores que estão ligados ao macro processo de Compras. Outros processos são contemplados no ERP Inovação, aquisição de produtos e matérias-primas, check-in no recebimento e destas mercadorias, criação de lotes de produtos e de matérias-primas, processos da produção/garantia de qualidade, rastreabilidade em todos os processos, até o ponto de venda.

 

Estes temas serão abordados, onde buscamos interatividade com Clientes, Colaboradores e os Segmentos de Mercado aos quais a Inovação Tecnologia dedica-se.  A Inovação Tecnologia tem competências ao seu dispor, e temos convicção de que juntos podemos solucionar muitas demandas em sua Empresa, aprimorando os processos para que a Gestão seja integrada e eficiente. Entre em contato conosco para melhorar o desempenho na Função de Compras e em toda Empresa.