Sendo uma premissa relacionada à nossa vocação em Gestão Empresarial, um assunto que sempre oferecemos produtos e serviços relacionados a área contábil e fiscal das Empresas, mas também afirmamos esta experdise com a confirmação de clientes que utilizam largamento desta oferta para que estejam em “Compliance Fiscal”; tal conformidade também está ligada diretamente à maturidade das Empresas com relação a esta “Matéria”, bem como da organização e controles para com as operações relacionadas para com a Produção e estoques.
O sinal de alerta é com relação ao Bloco K, componente do SPED o qual controla as operações de “Produção e Estoque” ; antigamente tais números de entradas e saídas das notas fiscais eram em registros nos livros fiscais, atualmente é todo digital/eletronicamente. Anteriormente, mesmo Empresas que não estavam obrigadas ao Bloco K também podiam efetuar tais controles nos mesmos moldes.
Em comunicado a Receita Federal, publicando a obrigatoriedade da escrituração completa do Bloco K para controle da Produção e Estoques do exercício do ano de 2018. O Governo prorrogou prazos por diversas vezes para a apresentação do Bloco K com efetiva exigência. Também conhecido Livro P3(Registro do Controle da Produção e do Estoque) ou Livro Modelo 3, o Bloco K sofreu ajustes nos últimos anos e o projeto para a implementação nas Empresas iniciou-se em 2017.
Pela amplitude dos controles, os quais relacionam-se com o cumprimento das exigências é que recomendamos muito que antecipem a preparação, pois o estoque deverá ser apurado até 31 de Dezembro de 2018. São muitos fatores que influenciam para que os números não correspondam à realidade que deveriam apresentar-se. Chamamos a atenção devida à situação de que as informações referentes ao Bloco K em Janeiro de 2019, corretamente deveriam estabelecer seu saldo final do inventário registrado em 31 de Dezembro de 2018, mesma situação ocorreria com relação as informações da Produção e Estoques registradas em 31/12/17, acrescentando as entradas, excluindo as saídas e movimentações internas registradas durante o ano de 2018. Portanto os números registrados no ano de 2017 devem estar o mais próximo possível da sua realidade, por isso se faz muito necessário que se estabelecem melhores controles para que a entrega destes dados seja efetuada dentro de prazos e com os números gerados coerentemente.
Aconselhamos que os administradores efetuem analises o quanto antes, objetivando a organização e até mesmo capacitação para executarem os ajustes necessários, contando com o apoio dos Consultores da Inovação para o melhor andamento destas atividades. Adiar o inicio ao empenho efetivo com relação aos controles, podem resultar em correria de última hora, o que definitivamente resultará em desgastes e atrasos para obter-se bom desempenho.
Está previsto a entrega do Bloco K para boa parte das Empresas que estão com faturamento abaixo de 78.000.000, por isso recomendamos que sejam atenciosos e estabeleçam um conjunto de controle dos processos que envolvem a rotina da Produção, pois tudo indica que não haverá vários adiamentos e prorrogações, ou não haverá. Dois grupos de Empresas já estão efetivamente validando o Projeto do Bloco K, portanto já adequaram-se para atender às exigências do Fisco. As Empresas com faturamento acima de 300.000.000 no ano de 2017 e acima de 78.000.000 no ano de 2018.