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Inova News

O ERP Inovação melhora a qualidade com a automação de processos

A “Automação” dos processos logísticos de uma Empresa torna-se cada vez mais necessário, no passado afirmavam que Ela seria responsável pela extinção de postos de trabalho; há um fundo de verdade nessa afirmação, todavia outros postos de trabalho são criados pela tecnologia da informação, sendo estas funções relacionadas com as mesmas tarefas. Com a tecnologia os colaboradores nestas funções passam a ter mais qualidade de trabalho, mais eficiência na execução destas funções, libera tempo e energia para atividades estratégicas, sem ficar preso a tarefas repetitivas e suscetíveis a erros.

A confiabilidade na solução em software para atender às demandas na logística de uma Empresa, está conectada com os resultados obtidos ao final das operações cotidianas. O Apoio na Gestão da logística solicita por uma automação em vários setores que devem operar de forma integrada. Desta forma procuramos destacar de forma simples as principais etapas, onde poderemos apontar os benefícios dos quais uma Empresa poderá obter com a automação do fluxo seu de trabalho.

01) Padronize e organize a Gestão de Estoques:
Estabeleça códigos para todos os produtos estocados, classifique os produtos em estruturas compartilhadas pelos vários setores da Empresa. Um Grupo ou uma Família de produtos devem possuir características bem definidas. Distribua seu estoque em Grupos e subgrupos, de forma a organizar os tipos de estoques em conformidade com esta classificação. Toda movimentação de entrada, saída, ou transferência nas movimentações dos estoques devem ser registradas com  documento. No Sistema de Gestão da Inovação existem muitas possibilidades para que se classifique os itens a serem movimentados, tanto de produtos para consumidor final, como para itens de matérias-primas na composição de produtos a serem industrializados.

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Práticas que podem proporcionar um controle de estoque mais eficiente

Efetuar um controle de estoque eficiente em uma Empresa, com certeza é um bom desafio, mas existem técnicas para melhor administração de várias áreas relacionadas com a movimentação de mercadorias e matérias-primas. As mercadorias são movimentadas no varejo e no atacado, onde sua gestão deve estabelecer pontos de reposição com base nos indicadores de desempenho estabelecidos pela Empresa, As análises de desempenho, relacionadas com as demandas devem ser efetuadas objetivando interpretar os dados que possam indicar melhores práticas que resultem em aumento produtividade e rentabilidade, com redução de custos e quebras.

Nas indústrias o controle dos estoques de matérias-primas estabelece o fluxo da logística no setor de produção, onde a cadeia de suprimentos deve ser bem gerenciada para que não falte os insumos necessários para a industrialização das mercadorias. Um estoque de mercadorias é predominante em Empresas dos segmentos de Comércio Atacadista e Comércio Varejistas, onde as reposições são com base no desempenho das vendas de cada produto, obtendo o conhecimento de quais são as mercadorias com maior e menor giro. Possibilitando decisões para maximizar o uso dos recursos físicos, bem como dimensionando melhor o capital investido em estoques.

As dicas vão ajudar a garantir e organizar o controle de estoque, pois vão proporcionar:

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Sistema de Gestão empresarial e soluções que proporcionam maior dinamismo

Muitas transformações estão ocorrendo na gestão dos negócios, os meios digitais, novas mídias, redes sócias entre outros meios utilizados, que estão influenciando os compradores e consumidores, o que torna uma marca cada vez mais próxima do seu público-alvo. Quando os produtos vão se tornando mais e mais equiparados, as empresas têm que buscar outros diferenciais que façam com que sua marca esteja presente na mente dos consumidores e prestigiada por donos de pontos de vendas.  As empresas estão desafiadas a implementar inovações que possibilitam um conjunto de ações e diferenciais competitivos, com ferramentas que aumentam a eficiência operacional, e o consequente aumento da capacidade para operar em escala, com custos e preços menores, promovendo mudanças nos modelos de seus negócios que gerem mais valor agregado.

Empreendendo a estes muitos desafios é imprescindível  implantar e explorar toda a capacidade de um sistema de Gestão Empresarial. Os ERPs continuarão cumprindo uma missão fundamental nas empresas, adaptando-se aos novos modelos de negócios e seus processos produtivos. Mas por outro lado, quanto mais as empresas buscam se diferenciar da concorrência, mais elas precisam de soluções digitais personalizadas, que tenham aderência e suportem a estratégia proposta, pois cada vez mais o ciclo de inovação fica mais curto, deixando modelos e processos, obsoletos em menos tempo.

Tantas demandas impõem às empresas mais agilidade com a implementação de novas tecnologias, esta dinâmica provoca mudanças acentuadas também no modelo e nas tecnologias com as quais os provedores disponibilizam suas soluções.  A proposta da Inovação Tecnologia, está alinhada com Empresas que tenham maiores exigências em seus vários departamentos que estão relacionados a logística na cadeia de suprimentos,  onde oferecemos soluções customizáveis, não as contratando como produtos fechados e rígidos,  podendo demandar por customizações para que sejam mais aderentes às necessidades cada vez mais particulares.

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Realize o controle orçamentário, alinhando os custos com a Lucratividade

A Lucratividade está diretamente ligado a muitos fatores, mas certamente os custos em geral são os maiores responsáveis por se atingir maiores ou menores margens de lucros, por isso os custos, despesas e investimentos devem ser classificados e controlados nos seus centros de custos em suas diversas modalidades, os quais têm maior ou menor impacto, mas definitivamente todos interferem nos resultados, sendo uma máxima para os gestores a constante verificação e acompanhamento, no sentido de conhecer estes custos, controlando estes eventos e suas variações. A Inovação Tecnologia tem uma Ferramenta integrada ao ERP Inovação, que proporciona recursos para um melhor alinhamento com o planejamento orçamentário, auxiliando e dimensionando com maior precisão os investimentos, as disponibilidades para cada departamento.

A administração moderna e dinâmica tem que contar Ferramentas , para uma melhor gestão empresarial, porque conduz os colaboradores a investigarem as melhores práticas de mercado. Desde o processo de compras haverá disponibilidade destas  informações para uma boa negociação, acompanhamento eficaz de custos em geral e uma precificação coerente com a estratégia da Empresa. Com as análises corretas os administradores podem projetar suas demandas  para o planejamento orçamentário, acompanhando e ajustando os custos e despesas de cada setor da Empresa.

Funcionalidades no ERP Inovação para sua Empresa ganhar em competitividade:

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Implementando o BI BXB Master com a Inovação Tecnologia

O Sistema de Gestão Empresarial da Inovação é uma plataforma robusta, que proporciona soluções integradas, onde os diretores, gerentes e colaboradores têm à disposição a automação de todos os processos que uma Empresa deve mapear, para que tenham controle do seu fluxo de trabalho. Desta forma, poderá proporcionar o controle desses processos dentro de cada setor. Os processos são, portanto, geradores dos indicadores de desempenho que podem ser melhor analisados. Com os passos a seguir, vamos orientar quanto às etapas para um planejamento que auxilia no acompanhamento desde o início, até conclusão de implementação em cada setor, sendo que os passos anteriores são muito importantes para que o projeto de implantação seja efetivado com sucesso, evidenciando a importância da informação explorada de forma inteligente dentro de qualquer organização.

Vamos, portanto, relembrar os passos para organizar sua Empresa para implementar O BI:
– Seleção e Treinamento da Equipe de Estudo e Análises;
– Organizando os indicadores de desempenho;
– Eleja os departamentos de forma prioritária;
– Identifique os melhores analistas.

Provavelmente o Gerente de TI da Empresa será um dos participantes do planejamento e execução do projeto. No entanto, sua tarefa poderá ser no sentido de apoiar tecnicamente uma equipe que realizará os estudos. Todavia, sua aptidão e relação área de TI irá com certeza envolvê-lo em quase todos os processo. Pode ocorrer também, de outras pessoas estarem bem relacionadas com as Ferramentas de BI, sendo uma solução que possibilita facilidade e autonomia em sua utilização. Assim, com uma equipe que possa dedicar certo tempo ao projeto, defini-se os indicadores a serem analisados em cada setor da Empresa e onde o BI pode ser melhor explorado. Devemos registrar que toda a Empresa tem possibilidade de gerar benefícios consideráveis com uso do BI, todavia os setores: Comercial, Financeiro, Compras, Logística e Produção, quase sempre se apresentam os mais indicados para avançarem no uso da solução BI BXB.

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BI BXB: Inteligência tecnológica aplicada na gestão do seus negócios

Para gerenciar os dados de sua Empresa é necessário estruturar estes dados em um Sistema de Gestão Empresarial que permita a geração e administração de um grande volume de dados, estas informações têm a capacidade de ser convertida em uma fonte de poder de análises que vão nortear as estratégias de uma Empresa, desta forma os passos serão mais seguros, pois a tomada de decisões estarão bem fundamentadas e assim haverá grande redução de riscos, consequentemente, resultados mais satisfatórios.

Destacamos a viabilidade de utilização de ferramentas de BI (Business Intelligence), que contemplam a proposta de conhecer e analisar melhor os dados de sua Empresa. Muitos Clientes da Inovação reconhecem os benefícios desta Solução, tecnologia da informação focada em efetuar uma leitura eficiente dos indicadores de desempenho(da sigla inglesa KPI), gerando relatórios, consultas, gráfico e painéis Dahs Boords que que permitem enxergar os cenários que apresentam-se. Recomendamos aqui sobre a forma ideal para que seja implementada esta ferramenta que poderá alavancar ainda mais a Gestão de seus negócios. O primeiro passo será definir um dos setores que poderá servir de modelo para os outros que também poderão acompanhar o processo, desta forma haverá um exemplo real da aplicabilidade dos recursos e seus benefícios, então haverá maior motivação para obter os mesmos resultados que serão aplicados aos dados de cada setor da Empresa. Um engajamento bem direcionado de sua Equipe certamente garante boa parte do sucesso na Implementação; os passos para atingir bons resultados, demanda por um planejamento que estabelece: As etapas, os analistas responsáveis, Aplicação por Setores, impulso e evolução no uso das ferramentas de BI para identificar as melhores práticas.

Portanto a inteligência do seu negócio pode receber um impulso que proporcionará evolução para com a competitividade de sua Empresa, uma regra de ouro é estruturar e padronizar estes dados, para que sejam administrados como indicadores de desempenho, assim será possível análises mais consistentes, com maior assertividade. Apresentamos na sequência os primeiros passos para implantar essa evolução em sua Empresa com sucesso:

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Solução NFC-e em Minas Gerais com o apoio da Inovação Tecnologia

A tecnologia evolui de forma acelerada. A internet e os documentos eletrônicos não provocam mais estranheza às pessoas, pois já fazem parte das transações cotidianas. O mercado de software cresce e incorpora recursos e inovações que tornam o dia a dia dos clientes mais simples e dinâmico.

A NFC-e, Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica, já é uma realidade no Estado de Minas Gerais. Logo nos primeiros meses do ano, os Clientes da Inovação Tecnologia começaram a utilizar a Solução NFC-e, substituindo as impressoras fiscais – os antigos Emissores de Cupons Fiscais. Junto à implementação da NFC-e, também está à disposição alguns benefícios, estabelecendo outras premissas mais relacionadas à Tecnologia da Informação.

Assim simplifica, não somente emissão deste documento eletrônico, mas também alivia os contribuintes quanto à utilização do modelo PAF/ECF, o registro desta aquisição, inscrição até autorização para utilização pelo contribuinte. O PAF/ECF é um equipamento que reunia um conjunto de regras que demandavam desde a aquisição específica quanto ao equipamento emissor.

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ERP Inovação com a Solução Compras para resultados consistentes

A Função de Compras demanda garantir a realização de aquisições com qualidades múltiplas e em conformidade com esta premissa, assegurar assertividade máxima para com os custos, qualidade dos produtos, as quantidades, capacidade de entrega, preços e prazos. Portanto as várias atribuições relacionadas ao departamento de compras são muitas das vezes distribuídos entre outros departamentos das Empresas. No entanto poderá unicamente no departamento de Compras reunir essas atribuições, sendo que o uso de ferramentas poderá agilizar e muito as tarefas de um Equipe na Função de Compras.

 

O Passo a Passo da Solução Compras:

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Compras: Modelo das 5 forças de Michel Porter e o Modelo de Austin.

Reconhecendo as forças que interferem num ambiente organizacional, o modelo das 5 Forças de Porter define a importância de cada uma delas do ponto de vista estratégico, analisando como elas interferem numa organização em diversos segmentos de mercado. Porter em 1979 determina que a essência de uma estratégia para que uma Empresa seja competitiva passa pelo relacionamento com o ambiente de negócios de sua atuação.

A importância de compradores e fornecedores são relacionadas entre as 5 Forças de Porter; Ele estabelece que fornecedores possuem o poder de negociação, seja com aumento de preços ou alterando a qualidade no seu fornecimento em vários aspectos. A medida em que esse poder aumenta, também estará mais arriscada as projeções de lucratividade, a exemplo: quando uma indústria compra matérias-primas a custos mais altos, comprometendo a lucratividade na venda de produtos e serviços.

Na concentração dos fornecedores estão os pontos críticos, seja na localização geográfica dos pontos de embarque das fontes, mudanças regulatórias e variações cambiais; afetando diretamente os processos produtivos e também a lucratividade conforme a movimentação destes fatores compromete condições acordadas para comercialização, inviabilizando todo o processo produtivo.

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Aperfeiçoamentos na Função Compras vem sendo aplicados pelas Empresas

Nossa contribuição nas próximas publicações, será sobre os processos relacionados a Compras, que estão ligados às áreas de logística e da Cadeia de Suprimentos (Suply Chain). A Função de Compras já é reconhecida em muitas organizações como relevante, uma atividade de posicionamento estratégico, a medida que as tomadas de decisões neste aspecto, passam a ser no nível da direção, não se limitando somente à gerencia deste setor. Sendo a estratégia de Compras, um conjunto de processos sob responsabilidade da Função de Compras, que devem ser efetuadas em conformidade com as qualidades exigidas por uma organização.

Os processos de compras afetam indiretamente os fluxos de trabalho (Work Flow) que relacionam com os produtos e canais de suprimentos. Avaliações como o ponto de embarque de fornecedores, decisão por quantidades de Compras, preços e prazos praticados, são decisões que interferem nos custos de produção e logística. A função de Compras envolve a aquisição de produtos e/ou matérias-primas, suprimentos e componentes, envolvendo processos como: seleção e qualificação de fornecedores, cotações,  negociações, programações de entrega, recursos na forma de receber os produtos (sobre paletes, caixas, etc), a conferência de que os pedidos foram entregues em conformidade ou aceite da entrega parcial, entre outras decisões.

A Função de Compras auxilia em outros objetivos:

Fluxo de materiais ininterruptos;
Gestão de inventários;
Melhoria da qualidade;
Desenvolvimento e qualificação de fornecedores;
Padronização dos processos;
Busca do mais baixo custo total;
Melhoria do posicionamento competitivo;
Desenvolvimento de relações interfuncionais;
Redução de custos e despesas administrativas.

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