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Realize o controle orçamentário, alinhando os custos com a Lucratividade

A Lucratividade está diretamente ligado a muitos fatores, mas certamente os custos em geral são os maiores responsáveis por se atingir maiores ou menores margens de lucros, por isso os custos, despesas e investimentos devem ser classificados e controlados nos seus centros de custos em suas diversas modalidades, os quais têm maior ou menor impacto, mas definitivamente todos interferem nos resultados, sendo uma máxima para os gestores a constante verificação e acompanhamento, no sentido de conhecer estes custos, controlando estes eventos e suas variações. A Inovação Tecnologia tem uma Ferramenta integrada ao ERP Inovação, que proporciona recursos para um melhor alinhamento com o planejamento orçamentário, auxiliando e dimensionando com maior precisão os investimentos, as disponibilidades para cada departamento.

A administração moderna e dinâmica tem que contar Ferramentas , para uma melhor gestão empresarial, porque conduz os colaboradores a investigarem as melhores práticas de mercado. Desde o processo de compras haverá disponibilidade destas  informações para uma boa negociação, acompanhamento eficaz de custos em geral e uma precificação coerente com a estratégia da Empresa. Com as análises corretas os administradores podem projetar suas demandas  para o planejamento orçamentário, acompanhando e ajustando os custos e despesas de cada setor da Empresa.

Funcionalidades no ERP Inovação para sua Empresa ganhar em competitividade:

No planejamento, execução e ajustes no plano orçamentário da Empresa;

Na Gestão dos custos que interferem na formação de preços de venda;

Pela utilização dos dados de impostos, calculados com base na emissão dos documentos fiscais;

Pela utilização os dados de vendas de produto, por grupo ou família, com os valores das vendas, custo por produto, impostos, custos fixos e custos variáveis;

Nas análises dos percentuais de lucro e preços a serem praticados, ajustados a realidade presente;

Em análises de resultado por família de produtos, produtos, vendedores, áreas atendidas etc;

Para demonstrar até o nível do cliente a lucratividade das vendas;

Proporcionando o acompanhamento do crescimento em desempenho Empresarial.

 

Estes recursos são perfeitamente aplicáveis para as Empresas que queiram tratar melhor o uso dos seus dados. Essa preocupação, portanto, deve estar no DNA das empresas para que não haja uma enxurrada de informações sem que surjam ideias ou ações que façam o negócio ganhar em competitividade. Para se ter as respostas certas, é preciso fazer as perguntas corretas! Ou seja, os dados podem entregar vários tipos de “insights”, desde que se saiba de quais realmente precisa. Veja alguns benefícios ao estruturar os dados para melhores análises dos custos e da lucratividade:

Controlar os Custos, despesas e investimentos para tomada de decisões:

Assegura maior precisão para calcular e interferir nos custos em geral; uma vez que é necessário às Empresas conhecerem bem estes custos, para ajustarem constantemente essa grade. Assim facilitando a decisão em interferir a curto, médio e longo prazo, a depender da manobra que deverá empreender para solucionar uma situação que tenha que aumentar ou baixar os preços praticados. Um insumo temporariamente poderá interferir no preço final de um produto, mas nem sempre será possível alterar os preços. No entanto um investimento a longo prazo em tecnologia e equipamentos, poderá reduzir alguns custos, como energia, recursos humanos ou tempo de entrega. Assim pode haver uma prática mais agressiva em preços, com o aumento da capacidade produtiva e de competitividade.

Informação e o poder da decisão certeira:

É necessário melhor fluxo de informações para análises de resultados, pois errar está cada vez mais comprometedor, por isso a análise dos dados devem apontar as variáveis que estão necessitando de uma maior atenção, desta forma haverá novos estudos com relação às interferências nos processos que determinam a formação dos custos dos produtos e seus preços.

 Custos de produção na industrialização e comercialização de produtos:

Os custos de produção devem ser bem estruturados para refletir a realidade na formação do custo final de cada produto em toda sua composição. Na mesma proporção é aplicada a apuração dos custos referentes à comercialização tanto de produtos industrializados, quanto de produtos adquiridos para revenda. A partir da produção, os custos com processos em armazenagem, processos de vendas, processos de entregas, processos administrativos, geram muitos custos que devem ser analisados periodicamente, acompanhando suas demandas seus impactos.

Sintonia com o Departamento de compras:

Na função de Compras os sistemas sugerem entre outros indicadores, em preços de compras, preços praticados nas vendas, giro em determinado período, dados que podem determinar a redução ou aumento nas compras. No entanto as aquisições dos insumos para a produção, por exemplo podem demandar a negociação e aquisição com outros fornecedores credenciados. Uma melhor  interpretação dos dados, se traduz em “insights” que podem originar mudança na substituição por um produto/fornecedor  ou mesmo em melhoria de processos que citamos anteriormente.

Analise dos preços praticados para verificação da lucratividade e desempenhos:

É muito necessário que seja analisado os custos em suas variações e assim obter melhores cálculos para constatar quais os melhores preços a serem praticados. A lucratividade poderá ser verificada em cada preço, ou também em cada percentual apontado para atingir determinada margem de lucro. Poderá ocorrer situação em que um produto esteja com uma alta viabilidade ou o contrario, sendo inviável a comercialização de determinado item, assim haverá alguma ação no sentido de imprimir ações para reduzir os custos e torná-lo em médio prazo um item que tenha lucratividade.

Melhor acompanhamento da lucratividade sob vários aspectos:

Com base na emissão dos documentos fiscais, com dados dos impostos, assim como os dados das vendas, custo por produto, custos fixos e variáveis, os resultados das operações  podem ser analisados. As análises de desempenho contemplam uma visão dos resultados por família de produtos, por produto, vendedores, áreas atendidas; demonstrando os resultados da lucratividade ao nível do ponto de venda. Portanto, tendo uma análise constante destes indicadores de desempenho os gestores têm uma capacidade maior de realizar os ajustes e mudanças que podem melhorar o desempenho ou até transformar o quadro da produtividade de uma Empresa, por meio de  investimentos, inovações que também reduzem custos.

Li outro dia: “Dados superam opiniões”, A Inovação Tecnologia tem competências para auxiliar nesta tarefa extremamente necessária, nada simples para os gestores, e para tanto possuímos um Sistema de Gestão Empresarial em sintonia com estas demandas, possibilitando a geração destes indicadores e também no melhor tratamento quanto a informação qualificada para a tomada de decisões. Entre em contato conosco para expor seus questionamentos, teremos prazer em atendê-los, colocando nossos produtos e serviços como agentes facilitadores em apoio a Gestão de sua Empresa, sendo que qualquer estratégia deve ser orientada a conquistar, satisfazer e fidelizar aquele que paga a conta de toda a operação: O Cliente!