Notícias
Ajuste Sinief 20/19
Insere novos registros na Tabela CFOP e respectivas Notas Explicativas. Este mesmo Ajuste altera CFOP existentes.
Implantação em produção em 01/12/2019.
Com colaboração e metodologia ágil, Inovação alcança Sprint de número 100!
Em um cenário de constante mudanças e aperfeiçoamentos, empresas e desenvolvedores passaram a adotar metodologias ágeis e colaborativas para aumentar a velocidade de entrega de suas soluções de TI. De olho nessas evoluções, ainda no ano de 2014, a Inovação realizou uma ampla discussão interna no sentido de adotar e melhorar seus processos e soluções.
Naquele momento, por iniciativa de um colaborador, foi adotado o framework SCRUM e a sua plataforma de produção baseada na divisão das atividades em tempo e etapas. Em um sistema que estabelece fases, tempos definidos e ciclos que podem durar uma semana, duas ou até um mês, no dia 10 de Março de 2014, a Inovação realizou o seu primeiro Sprint.
Daquele dia ao Sprint de número 100, celebrado esta semana, foram realizadas avaliações e adaptações de formatos, buscando sempre atingir a excelência e a maior produtividade possível. O modelo que atualmente é utilizado, mas não finalizado, é o resultado de constante evolução de processos implementados. Dentre os pontos positivos constatados até então, destacam-se:
Lucro Presumido – Como Funcionam suas Obrigações Tributárias
Nesse artigo você vai aprender mais sobre o Regime do Lucro Presumido e as principais obrigações tributárias que as empresas optantes por esse regime estão sujeitas nas 3 esferas do Poder – Federal, Estadual e Municipal.
A princípio, o lucro presumido é um regime de tributação do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro (CSLL).
Nesse regime, o lucro da empresa é determinado com base na presunção. Ou seja, será calculado aplicando-se um percentual sobre a receita bruta auferida para cada tipo de atividade.
Fiscalização – Estoque
Estamos presenciando algumas fiscalizações com referência ao controle de estoque.
Como já estamos conversando algum tempo, todas as informações necessárias para uma fiscalização são enviadas diariamente e periodicamente pelas empresas tornando mais fácil esta fiscalização. (xml da NFe, Sped Fiscal, Sped Pis/Cofins, Sped Contabil, etc).
Sugerimos que sejam verificadas as operações (os processos) que estão sendo feitas (cadastros natureza operação – CFOP) e como estão sendo feitas.
SEF/MG prevê implantação da NFC-e para inicio de 2019
A Secretaria de Estado de Fazenda está finalizando a contratação necessária para adequação da área de tecnologia da Informação (TI) a fim de viabilizar a emissão de Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e) em Minas Gerais.
A estimativa da SEF/MG é que no segundo semestre de 2018 seja possível dar início à homologação da funcionalidade e na sequência colocar em prática um piloto com algumas empresas. Concluído o piloto, será possível agregar, gradativamente, contribuintes voluntários.
A legislação com o cronograma de obrigatoriedade será publicada também no próximo semestre, com previsão de início em 2019.
Obrigatoriedade de utilização do GTIN (código de barras)
Foi publicada versão 1.30 da NT 2017.001: posterga prazos de regras de validação relacionadas ao GTIN (código de barras), além de outros ajustes documentais.
Aconselhamos a verificar seus cadastros para evitar que não haja nota fiscal rejeitada por este motivo.
VERIFIQUE OS CADASTROS PARA EVITAR REJEIÇÕES DE NOTAS FISCAIS.